Dicas de como aproveitar o tempo em casa na quarentena

08 abril 2020

Como aproveitar o tempo em casa da melhor forma possível? 

Em tempos de Coronavírus, devemos cuidar de nossa saúde e dos nossos entes queridos, principalmente nossos idosos e seguir as recomendações da OMS: ficar em casa e evitar aglomerações. Grande parte da população se encontra de quarentena, não é o caso de todos, ainda tem alguns estabelecimento abertos como: supermercados, farmácias e também os Delivery. Mas, a maioria estão em casa, alguns de home office (meu caso) e outros que tiveram seus empregos totalmente paralisados.  

Por experiência própria, eu que trabalho há mais de 7 anos, desde os 17 anos de idade, confesso que não é fácil ficar o tempo todo em casa, e olha que eu me considero uma pessoa caseira.

Durante esse tempo em que estamos todos de quarentena, é comum se sentir entediado. Mas há várias atividades que podem ser feitas e com certeza alguma irá lhe agradar.

1. LEIA A BÍBLIA
Conecte-se com Deus! Não fique apenas em celular, filmes e séries. Tire o tempo pra ler a Bíblia e conversar com Deus. Ore! A oração ajuda a acalmar o coração nesse momento de isolamento.

2. EVITE FICAR DE PIJAMA

Neste período, muitos estão trabalhando obedecendo ao regime de home office e outros que costumava sair de casa para estudar, está tendo que estudar em domicílio.
Há especialistas que afirmam que, a nível psicológico, estar de pijamas não é uma boa ideia para efeito de produtividade, pois passa uma mensagem subconsciente de relaxamento.

Nestes casos, é comum que tenhamos uma falsa sensação de “férias”, pois a nossa rotina está incomum, o que nos leva a querer usar roupas de dormir o dia todo. Neste sentido, para que você tenha um melhor rendimento, precisa mandar sinais ao seu cérebro de que você está fazendo outras tarefas diárias, seja estudar, trabalhar ou arrumar a casa.

Isto é, tome um banho após acordar, estudar em um local organizado e mude a roupa, nada de pijamas! Isso não quer dizer que você não possa usar roupas confortáveis, ok? A ideia é que você não permaneça com as mesmas roupas que utiliza para dormir!

3. FAÇA CURSOS ONLINE
Aproveite esse tempo extra para se especializar, aumentar o leque de conhecimentos, e melhorar o currículo. Neste período estão disponibilizando muitos cursos online que podem te ajudar!

4. APRENDA UM NOVO IDIOMA
Sempre dizemos que não temos tempo, que a vida é corrida. Que tal aproveitar esse período e se dedicar a aprender um novo idioma?
Tem cursos online gratuitos, tem muito conteúdo disponível no YouTube, além de aplicativos que podem te ajudar também. Indico os app Duolingo e Quizlet. Aproveite para assistir suas séries e filmes no modo legendado, isso ajuda muito quando se está aprendendo um novo idioma.  

5. SE JOGA NOS TUTORIAIS
Sabe aquele tutorial que você salvou o passo a passo? Aproveite e coloque em pratica. Treine aquela make que a tempos você salvou, ou faça um DIY que tá na sua pasta do Pinterest. 

6. LEIA LIVROS
A prática da leitura é importante demais para ser deixada de lado. Através dela você desliga-se das preocupações enquanto mergulha em uma nova realidade, aprendendo novas culturas e absorvendo histórias.

7. ARRUME O SEU GUARDA-ROUPA 
Ou o seu quarto, ou aquele cômodo da casa que você deixa sempre para o dia seguinte.

8. FAÇA UM SPA EM CASA
Cuide da sua pele e de você!

9. MOVIMENTE-SE
Faça exercícios! Os profissionais de saúde concordam que trabalhar seu corpo ajuda a diminuir os efeitos da ansiedade causada pelo isolamento social, além de estimular a endorfina. Na internet tem muitas dicas de treinos, além de aplicativos com muitos exercícios para você fazer em casa. Indico o app Addidas Training (é um app maravilhoso e gratuito).

-
No meu caso, estou me exercitando todos os dias nessa quarentena (estou surpresa comigo mesma), é uma superação! Estou de home office também, fazendo almoço todos os dias e mantendo a casa limpa e organizada (#vidadecasada). Confesso que queria está fazendo mais coisas, mas o calor que faz aqui na minha cidade e principalmente na minha casa me deixa bastante fadigada. Porém, quero me superar ainda mais e acrescentar mais dessas atividades que citei na minha rotina diária.

Gostaram das dicas? Comentem aqui o que vocês estão fazendo na quarentena e o que você irá acrescentar na sua rotina a partir de hoje.

Bjs, até a próxima!